Agricultores familiares do Projeto Jaíba, no Norte de Minas, cobram do governo Fernando Pimentel a redução da tarifa de energia, que em 2015 está mais cara. Os agricultores reclamam, por exemplo, que com a modalidade Bandeira Vermelha perderam o direito ao desconto da energia na zona rural.
Depois de criticar, durante campanha eleitoral, o valor do ICMS cobrado na conta de luz, o governador Fernando Pimentel já sinalizou que não reduzirá o imposto estadual e apoiou os aumentos de energia elétrica implantados pelo governo federal.
O deputado Gil Pereira, do bloco de oposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Verdade e Coerência, defende que a inclusão de uma emenda na Medida Provisória 677, editada pelo Governo Federal em agosto de 2015 e que reduz o custo da energia elétrica para empresas do Nordeste, pode ser uma alternativa para beneficiar irrigantes da área mineira da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Nas administrações anteriores do governo de Minas, por meio da Cemig, foram feitos investimentos de R$ 15 milhões para substituir os sistemas de irrigação convencional, gerando economia de 72% nos custos de energia e de 55% no consumo de água para os agricultores familiares.
Leia mais
Projeto Jaíba não pode pagar a conta – Hoje em Dia
Deputados buscam soluções para baratear energia a irrigantes – ALMG
Energia elétrica cara: irrigantes da área mineira da Sudene e do Norte de MG temem ‘quebra’ do setor – Deputado Gil Pereira
Projeto de Aécio reduziu custo de energia e água – Revista do Nordeste